segunda-feira, 17 de março de 2008

Da série Filmo, logo Existo

Clube da Luta (Fight Club, 1999)

Vou começar falando de filmes em grande estilo - ao menos na minha opinião.


Jack vivia uma vida monótona e fracassada até conhecer Tyler, um cara totalmente... Digamos, excêntrico. Então tudo muda de figura. Bem, não vou ficar aqui detalhando o filme, afinal perderia a graça. O que muita gente não sabe é que o filme de dirigido por David Fincher é uma adaptação da obra de Chuck Palahniuk, um dos escritos mais cults atualmente nos EUA, junto com Bret Easton Ellis (falarei dele por aqui).

Muitos dizem que o filme (e o livro) fala sobre niilismo, e consumismo desenfreada que o homem enfrenta hoje em dia. Ao meu ver o filme aponta realmente essas duas idéias - mostra um maluco despreocupado com tudo e todos (Palavras de Tyler Durden: "Auto-desenvolvimento é como masturbação. Já auto-destruição..."), ou seja, um niilista nato. E do outro lado temos Jack, um sujeito comum. E isso é que preocupa: ele é um homem sem atitude, que tem como sua única obrigação o trabalho e sua única diversão mobiliar sua casa (!). Seria ele o fruto de uma sociedade consumista? Creio que sim.


Tá ai, filme meio velho, a maioria já deve ter visto, mas não me canso de ver. Outra coisa, a trilha sonora também é boa. Meio perturbadora, assim como o filme e o livro.

Ou seja, bacana.


0 comentários: